Jean Piaget lança prémio literário em resposta à ausência de incentivos à produção textual no ensino superior
O I° Prémio Literário António Oliveira Cruz (Prémio AOC) é uma iniciativa que aposta na palavra como forma de resistência cultural e académica. O concurso está aberto e recebe candidaturas até 30 de Setembro de 2025.
O prémio homenageia o poeta e educador António Oliveira Cruz e será atribuído a três categorias: texto literário (conto, romance, poesia), texto científico (ensaios ou artigos) e tradução (literária ou científica, em qualquer idioma). A obra vencedora de cada categoria será publicada pela Editora Piaget, e os vencedores na categoria literária receberão ainda 5% dos exemplares da tiragem inicial.
A direcção da Faculdade de Humanidades, Artes, Educação e Formação de Professores (FHAEFP) garante que o júri será composto por cinco membros, entre docentes da casa e convidados externos. Todos os participantes devem ser membros da comunidade académica da UniPiaget e apresentar textos originais e inéditos. O regulamento exige submissão impressa em cinco vias, com normas de formatação específicas (Arial 12, espaço 1,5, normas APA na bibliografia).
No contexto actual, marcado por plataformas como o ciencia.ao inactivas ou desactualizadas e pela invisibilidade da produção académica local, o Prémio AOC surge como uma excepção no meio universitário. Valoriza a escrita não apenas como instrumento técnico, mas como expressão cultural, crítica e criativa.
A submissão decorre até 30 de Setembro e deve ser feita no Centro de Línguas da FHAEFP, em envelope fechado, com o nome da categoria a concurso. Mais informações disponíveis em: www.unipiaget-angola.org.

.jpeg)
Comentários
Enviar um comentário