Cursos de Ciências da Saúde suspensos após avaliação do INAAREES voltam à normalidade no próximo ano lectivo
A suspensão de cursos de saúde no ensino superior esteve em vigor durante um ano lectivo, após divulgação dos resultados de uma rigorosa avaliação do INAAREES, que reprovou mais 60 cursos. Entretanto, em comunicado oficial, datado de 1 de Julho de 2025, o MESCTI esclarece que instituições como a Faculdade de Medicina da Universidade Agostinho Neto (FMUAN), a Universidade Jean Piaget e outras poderão retomar admissões já a partir deste ano, soube o Jornal Académico.
Em Junho de 2024, o INAAREES concluiu a primeira fase da sua avaliação externa, onde 60 de 115 cursos de saúde, incluindo Medicina, Enfermagem e Farmácia foram chumbados. Como consequência imediata, tiveram a proibição de admissão de novos estudantes decretada para os anos lectivos de 2024/2025 e 2025/2026, período em que as instituições deviam implementar planos de melhoria. O comunicado do Ministério confirma que a suspensão cessou com o início do ano lectivo de 2025/2026.
A Faculdade de Medicina da UAN já deu sinais de adaptação: em Junho de 2024, começaram obras no hospital universitário de Camama, um requisito frisado no relatório do INAAREES, que atribuía à faculdade uma classificação de apenas 52 % e apontava múltiplas deficiências técnicas e infraestruturais.
Entretanto, outras instituições privadas afetadas, como Jean Piaget, UPRA e ISPAJ, também estavam proibidas de acolher novos estudantes nos cursos de Saúde para os mesmos dois anos lectivos. A medida teve impacto significativo no subsistema privado: os sindicatos estudantis e associações levantaram preocupações sobre a falta de consulta prévia e possíveis efeitos no desemprego docente e no acesso dos alunos.
O JA soube ainda que o INAARES fará uma nova comunicação onde anunciará o fim das restrições impostas às IES que ministram cursos de saúde.

.jpeg)
Então é provável que as faculdades de Medicina, irão de retomar a admissão de novos estudantes,e também a faculdade de Medicina José Eduardo dos Santos
ResponderEliminarSim, a retoma deve ser, tal como foi a suspensão, para todos, mas as faculdades receberam ordens de melhorar algumas condições.
EliminarEspero que se resolva antes da data espera...
EliminarQue se resolva! Pois, o nosso país às vezes não oferece oportunidades de concretizar os sonhos de seus filhos.
ResponderEliminarVai acontecer. Vamos divulgar o resto das informações, depois do comunicado do INAARES nos próximos dias.
EliminarA reabertura do curso de medicina na UAN é uma probabilidade ou já foi aceite pelo decreto?
ResponderEliminarO Piaget não foi impedido de admitir estudantes. O Piaget, Upra e a Mandume são as únicas universidades acreditadas e autorizadas a admitir estudantes de medicina. Essa matéria foi muito mal feita.
ResponderEliminarQue Deus nos ajude
ResponderEliminarQue Deus nos ajude mesmo porque este Ano temos que estudar Sr Ministro..
ResponderEliminar