INAGBE volta a adiar fases decisivas da candidatura às bolsas internas 2025/26

O Instituto Nacional de Gestão de Bolsas de Estudo (INAGBE) voltou a alterar o cronograma do processo de candidatura às bolsas internas para o ano académico 2025/26, atirando para Janeiro do corrente ano as fases de análise documental e pré-selecção, que estavam inicialmente previstas para Dezembro do ano passado.

De acordo com a actualização divulgada nesta terça-fera, 06 de Janeiro de 2026, a segunda fase do processo, destinada à verificação e análise dos documentos submetidos pelos candidatos, passa a ter início a 7 de Janeiro de 2026. A etapa já sofreu duas alterações em 2025 (primeiro em Novembro e, posteriormente, em Dezembro).

A terceira fase, correspondente à pré-selecção dos candidatos e à publicação dos resultados provisórios, deixou de ter datas concretas definidas. O novo cronograma indica apenas que deverá ocorrer ao longo do mês de Janeiro, e deixa o restante nas mãos de uma comunicação posterior que deve ser feita pela entidade gestora.

A primeira fase do concurso, relativa à submissão das candidaturas, decorreu entre 3 de Novembro e 7 de Dezembro de 2025, após prorrogação do prazo inicialmente anunciado. Com as sucessivas alterações, o processo de admissão de novos beneficiários, datado para decorrer no ano anterior, estende-se oficialmente para 2026.

Comentários

Mensagens populares