Ensino superior regressa às aulas na primeira semana de Janeiro, aponta calendário do MESCTI

Os estudantes do ensino superior em Angola regressam às aulas na primeira semana de Janeiro de 2026, de acordo com o Calendário Académico 2025/2026 aprovado pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI). A informação consta do documento que orienta o funcionamento das instituições públicas e privadas em todo território nacional.
O calendário determina que o primeiro semestre, iniciado em Outubro de 2025, sofre uma interrupção por ocasião das festividades de fim de ano, com suspensão das actividades lectivas na última quinzena de Dezembro. A retoma ocorre logo no dia 5 de Janeiro, permitindo a continuidade normal do semestre, que deve incluir aulas, avaliações, provas parcelares e outras actividades pedagógicas previstas.

Embora o MESCTI defina o quadro geral, importa ressaltar que as casas angolanas do conhecimento têm autonomia para adaptar as orientações nacionais e organizar exames, confirmações de matrícula, inscrições em disciplinas e procedimentos administrativos de acordo com as necessidades internas. Todavia, a data de regresso à “normalidade” nos primórdios de Janeiro é uma referência comum para todo o subsistema de ensino superior do país. 

Comentários

Mensagens populares