INAAREES passa cursos de Humanidades, Artes e Ciências Sociais a pente fino

Avaliação externa abrange 369 cursos em 77 instituições de ensino superior e mobiliza 675 especialistas nacionais e estrangeiros

O Instituto Nacional de Avaliação, Acreditação e Reconhecimento de Estudos do Ensino Superior (INAAREES) vai submeter, de 27 a 31 de Outubro de 2025, os cursos das áreas de Humanidades, Artes e Ciências Sociais (HASS) a uma avaliação minuciosa, no âmbito da 5.ª fase do processo nacional de acreditação da qualidade do ensino superior.

Serão avaliados 369 cursos ministrados em 77 instituições de ensino superior (IES), das quais 172 localizadas em Luanda e 197 distribuídas pelas restantes províncias. O processo envolverá 675 especialistas, incluindo 540 avaliadores externos e 135 gestores de procedimentos.

De acordo com o INAAREES, esta etapa pretende verificar o grau de conformidade e qualidade dos cursos, identificando fragilidades pedagógicas, estruturais e administrativas. As conclusões permitirão traçar novas medidas de melhoria e determinar quais os cursos que cumprem os critérios de acreditação exigidos por lei.

A equipa de avaliação integra peritos nacionais e internacionais, provenientes do Brasil, Cabo Verde, Cuba, Moçambique, República Democrática do Congo, Zimbabwe, Portugal e São Tomé e Príncipe, reforçando a dimensão técnica e comparativa do processo.

Segundo o Instituto, a conclusão desta fase permitirá ao país “avaliar de forma objectiva o nível de qualidade do ensino nas áreas sociais e humanas e propor soluções concretas para o seu aperfeiçoamento”.

Esta nova ronda de avaliação é considerada decisiva, sobretudo por incidir sobre áreas que historicamente enfrentam défices de investigação científica, escassez de docentes em tempo integral e limitações infra-estruturais.

Comentários

Mensagens populares