ENSINO SUPERIOR ANGOLANO: MAIS DE 148 CURSOS CHUBAM NA AVALIAÇÃO

O Instituto Nacional de Avaliação, Acreditação e Reconhecimento de Estudos do Ensino Superior (INAAREES) divulgou, em 12 de Fevereiro, os resultados da 3ª fase do Processo de Avaliação Externa, que revelam um péssimo desempenho do sector. Dos 287 cursos de graduação avaliados em Outubro de 2024, 139 obtiveram acreditação condicional e 148 não foram acreditados. 

Nas fases anteriores, os resultados também foram alarmantes: na primeira fase (Outubro de 2023), apenas 7 dos 30 cursos de medicina e ciências da saúde foram acreditados condicionalmente. Na segunda fase (Junho de 2024), 62 de 118 cursos da área da saúde receberam acreditação condicional. 

A terceira fase incluiu 139 cursos de Ciências da Educação, ministrados em 37 instituições, com apenas 70 acreditados condicionalmente. O ministro Albano Ferreira destacou a necessidade de melhorias significativas nos indicadores de qualidade, enquanto o director geral do INAAREES, Jesus Tomé, ressaltou a participação de especialistas nacionais e internacionais no processo.

A cerimónia de divulgação dos resultados ocorreu na Universidade do Namibe, com a presença de autoridades governamentais e académicos. O ministro enfatizou a importância de planos de acção para corrigir as deficiências e garantir um ensino superior de qualidade, alinhado às exigências do mercado e da sociedade angolana.

Comentários

Mensagens populares