Universidades públicas chamadas a concorrer a financiamento de até 3 milhões de dólares
Foi aberta em Angola uma nova linha de financiamento internacional destinada a apoiar projectos de investigação, inovação, melhoria da qualidade do ensino e modernização da gestão nas instituições públicas de ensino superior. A iniciativa enquadra-se no modelo dos Acordos Baseados em Resultados (ABR) e integra o Projecto TEST, lançado pelo MESCTI e financiado pelo Banco Mundial e pela Global Partnership for Education.
A chamada dirige-se exclusivamente às instituições públicas de ensino superior e pretende estimular propostas que promovam maior acesso e equidade no sistema, especialmente para mulheres e estudantes em situação de vulnerabilidade, reforcem a qualidade e o alinhamento dos cursos às áreas STEAM, incentivem a investigação científica, a inovação tecnológica e a transferência de conhecimento, e melhorem as práticas de governação, gestão e sustentabilidade institucional.Cada projecto deverá beneficiar de financiamento de até ao limite de 3,05 milhões de dólares norte-americanos, por um período máximo de 30 meses. Ficam excluídas desta oportunidade as 6 instituições que já têm contratos de financiamento em vigor no âmbito dos ABR, procurando-se, assim, alargar o acesso aos recursos e diversificar o universo de beneficiários. O modelo dos ABR tem para as IES públicas, no total, uma quantia que ronda os 200 milhões de dólares.
As candidaturas decorrem exclusivamente online entre 19 de Janeiro e 20 de Fevereiro de 2026, através do portal oficial do Projecto TEST (projectotest.mescti.gov.ao). Dúvidas, pedidos de esclarecimento ou sugestões podem ser remetidos para o endereço electrónico geral.test@mescti.gov.ao ou pelo telefone 225 425 305.


Comentários
Enviar um comentário