UTANGA anula exames e coloca centenas de estudantes em risco de perder o ano académico

Universidade responsabiliza alunos, mas medida expõe fragilidades no controlo de matrículas e inscrições

A Universidade Técnica de Angola (UTANGA) decidiu anular todas as provas realizadas por estudantes que não efectuaram a confirmação de matrícula ou a inscrição nas unidades curriculares em atraso, apesar de muitos terem realizado as avaliações sem impedimentos logísticos. A medida afecta alunos que, segundo a instituição, não regularizaram a situação académica mesmo após o prazo excepcional concedido até 15 de Novembro.

A situação gerou inquietação entre estudantes que alegam ter conseguido realizar testes sem qualquer bloqueio ou alerta da plataforma académica. Para estes, a decisão da universidade expõe falhas de controlo interno, uma vez que as avaliações foram aplicadas normalmente e só agora são invalidadas.

Com o anúncio de que as anulações “não são passíveis de apelação”, a UTANGA endurece a posição num momento sensível do calendário académico, deixando vários estudantes a aguardar por uma possibilidade de repetição das provas, que, se não acontecer, deverá jogá-los fora das estatísticas do Ministério do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia em 2025/26.

Comentários

Mensagens populares