Angola prepara-se para criar “campus universitários inteligentes” com apoio da Huawei
O Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) e a Huawei Technologies Angola reforçaram, esta quinta-feira, 13 de Novembro, a sua parceria estratégica com a assinatura de um novo Memorando de Entendimento, que prevê o desenvolvimento de projectos orientados para a criação de campus universitários inteligentes no país.
A iniciativa surge no âmbito do Seminário sobre Inovação, Tecnologia e Desenvolvimento de Talentos Locais, e integra a agenda do Governo para modernizar infra-estruturas e serviços digitais das Instituições de Ensino Superior (IES). Segundo o ministro Albano Vicente Lopes Ferreira, a construção de ambientes académicos inteligentes representa “um passo essencial para elevar a qualidade da gestão universitária, ampliar o acesso à tecnologia e promover eficiência nos serviços prestados aos estudantes”.
O acordo contempla soluções tecnológicas avançadas, como plataformas integradas de gestão académica, sistemas de conectividade de alta performance, e ferramentas de apoio ao ensino e investigação baseadas em inteligência artificial e computação em nuvem. A parceria, iniciada em 2020, ganha agora uma nova etapa, alinhada às prioridades do MESCTI para transformar o ensino superior num sector mais digital, inovador e competitivo.

.jpeg)
Comentários
Enviar um comentário