Angola avalia criação de centros de tecnologia e IA inspirados no modelo de Wuhan
Centro chinês de supercomputação apresenta abertura para apoiar projectos de formação e transferência tecnológica em Angola
A participação do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) no Fórum China-África sobre Inovação 2025, na cidade de Wuhan, abriu caminho para novas possibilidades de cooperação tecnológica. Durante a missão, a delegação angolana visitou o Centro de Computação de Inteligência Artificial, uma das mais avançadas infra-estruturas de supercomputação do país asiático.Os responsáveis chineses apresentaram o modelo de funcionamento do centro, que oferece serviços de nuvem, poder computacional e apoio à investigação em áreas como manufactura inteligente, transportes, agricultura e cidades digitais. A direcção manifestou disponibilidade para cooperar com Angola, incluindo apoio técnico à criação de centros de tecnologia e IA.
A missão reforçou a intenção do MESCTI em expandir a formação de quadros nacionais em áreas emergentes, consolidando bases para um futuro ecossistema de inovação alinhado com padrões internacionais.

.jpeg)
Comentários
Enviar um comentário