Universidades reabrem portas após interrupção causada pela paralisação dos transportes

As instituições de ensino superior reabriram esta quinta-feira, 31 de Julho, após três dias de suspensão devido à greve dos taxistas, que comprometeu a circulação em Luanda e noutras cidades. A paralisação obrigou ao reagendamento de actividades académicas e exames de recurso em várias universidades e institutos superiores.

A Universidade Jean Piaget de Angola anunciou o adiamento dos exames agendados para os dias 28, 29 e 30 de Julho, tendo-os reagendado para 11, 12 e 13 de Agosto. A medida fundamentou-se na elevada dependência dos transportes colectivos por parte dos estudantes, docentes e funcionários.

Também o Instituto Superior de Relações Internacionais (CIS) suspendeu todas as actividades lectivas e administrativas, prevendo a reabertura para 31 de Julho. O Instituto Médio de Economia de Transportes (IMETRO) reagendou os exames de recurso inicialmente marcados para os dias 28, 29 e 30 de Julho, passando-os para 4, 5 e 6 de Agosto, citando a necessidade de assegurar a participação equitativa dos estudantes nas avaliações.

A Universidade Gregório Semedo suspendeu as actividades presenciais até quarta-feira, tendo retomado o seu funcionamento normal a partir de 31 de Julho. Já a Universidade Privada de Angola (UPRA) informou, por intermédio do seu Vice-Reitor para os Assuntos Académicos, o reagendamento das actividades previstas entre 26 e 30 de Julho para o período de 31 de Julho a 4 de Agosto.

Mais recentemente, a Universidade Lusíada de Angola comunicou que os exames de recurso anteriormente previstos para os dias 28 de Julho a 1 de Agosto foram remarcados para 4 a 8 de Agosto de 2025. A Reitoria apelou à compreensão de toda a comunidade académica pelos eventuais transtornos e solicitou ampla divulgação do comunicado.

As direcções das instituições afectadas recomendam que os estudantes acompanhem atentamente os novos calendários publicados nos canais oficiais, mantendo-se atentos às orientações administrativas em vigor.

Comentários

Mensagens populares