Docente da UAN apresenta estudo sobre media públicos e identidade nacional

O professor doutor José Sebastião Paulo, investigador e docente da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Agostinho Neto (FCS-UAN), lançou, nesta sexta-feira, 19 de Dezembro, no auditório da FCS-UAN, a sua mais recente obra literária intitulada “A Rádio e a Televisão na Construção da Nação – A imagem vendida pela TPA e RNA e a percebida pelo público na hora nobre das notícias”.

Dirigido a académicos e profissionais da área da Comunicação Social, o livro resulta de uma investigação que envolveu cerca de 168 participantes, organizados em 18 grupos focais, distribuídos por várias províncias do interior do país. O estudo analisa a relação entre os media públicos e a percepção do público, com enfoque na construção da narrativa nacional nos principais espaços informativos.

Editada e revista pela Editora Kilunji, a obra conta com prefácio de Carlos Camponez, professor da Universidade de Coimbra, em Portugal. E nela o autor propõe uma reflexão crítica sobre o papel da Rádio Nacional de Angola (RNA) e da Televisão Pública de Angola (TPA) na construção da Nação, defendendo uma reforma inclusiva da comunicação social a partir do binómio “Nação–Comunicação”.

O acto de lançamento reuniu docentes, estudantes e religiosos. Entre os convidados estiveram o chefe do Departamento de Comunicação Social da FCS-UAN, Dr. Supriano Dembe, o sociólogo Dr. Paulo de Carvalho, o escritor Me. José Luís Mendonça, entre outras figuras do meio académico e comunicacional.

Comentários

Mensagens populares